CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA - UNEC
INSTITUTO SUPERIOR DE SAÚDE
CURSO PSICOLOGIA
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES RECREATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jogos Lúdicos
A matemática é fundamental em nossas vidas e principalmente quando atingimos um nível de conhecimento mais amplo, ela nos torna mais acessíveis a partir do momento em que já temos algo desenvolvido e compreendido dentro deste saber.
Hoje em dia, muitas crianças não desenvolvem o gosto pela matemática, pois, são muitas das vezes obrigadas a realizar exercícios que muitas vezes não são compatíveis com seu nível de conhecimento e desenvolvimento. O aluno não compreende o que está fazendo ou por que terá que fazê-lo e se preocupa demais em adivinhar as respostas sem preocupar-se em pensar.
As atividades lúdicas são formas naturais da atividade humana. A maioria de estudos de pesquisas realizadas na área de jogos e brincadeiras parte do pressuposto de que esses são efetivamente significantes da formação da criança, pois promovem a sua autonomia, ajudando a compreender qual seu papel nas relações sociais.
Brincadeiras Lúdicas Realizadas
1- BRICANDO COM QUEBRA CABEÇA
O Aluno monta o quebra cabeça resolvendo as multiplicações e estão em seu verso, a atividade foi aplicada a 3 criança de 10 a 11 anos. A 1º Aluna Karol montou quebra cabeça com 20 minutos com dificuldades nos múltiplos de 7 , já Gabriel montou o mesmo quebra cabeça com 15 minutos com nenhuma dificuldade mas com muita atenção e Lucas montou em 25 minutos com dificuldades em múltiplos de 8 e 9 ,
Todos ti verão algumas dificuldades com multiplicação de 9 x 6 = 54,
7 x 8 = 56 ; 8 x 6 = 48.
2- CAIXA SURPRESA
O Aluno resolve uma divisão e se estiver correta ele fica um o presente que esta na caixa com a resposta correta
Esta atividade foi realizada mais rápido com 10 minutos os mesmos alunos da brincadeira do quebra cabeça.
Os divisores eram 30/ 5 = 6 , 12/3 =4 , 48/8 = 6, 81/9=9 , 54/9 = 6, 72/8 = 9
Karol sorteou os divisores 30/5 e 48/8 ela acertou todas as divisões corretamente levando os prêmios correspondentes 30/5 = 6 balas e 48/8 = 6 chicletes.
Gabriel sorteou os dividendos 12/3 e 72/9 ele acertou somente uma divisão a de divisão 12/3= 4 levando de premio 4 balas.
Lucas sorteou os divisores 81/9 e 54/9 ele acertou tos com muita facilidade , 81/9 = 9 pipocas e 54/9 = 6 balas
Caminhos de aprendizagem
Vale salientar que o aspecto afetivo se encontra implícito no próprio ato de jogar, uma vez que o elemento mais importante é o envolvimento do indivíduo que brinca.
Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os, educadores matemáticos, devem procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem.
Alunas :
Sabrina Pedra
Isabelle Liz
Greicy Kelly
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